FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DESAFIOS DA VIDA FAMILIAR



Ao longo dos séculos o conceito de família estabelecido através das culturas tribais, agrícolas, guerreiras, monárquicas ou burguesas, matriarcais ou patriarcais deixou suas marcas nas sociedades da modernidade e da pós-modernidade.
A simples união entre macho e fêmea no passado remoto cedeu lugar à instituição da união formal, onde o casal estabelece laços de afeto e tem seus filhos para a educação e para a vida num ciclo infinito de formação societária. Contudo, as reminiscências de poder estabelecido nas culturas antigas e medievais deixou como herança no inconsciente coletivo o sentimento de posse sobre a família e a prioridade do “meu” em detrimento do “nosso”. Os filhos “pertencem” aos pais, o apego é natural e espontâneo; as relações entre marido e esposa acabam se transformando num hábito de convivência nem sempre harmônica. E quem perde é a família.

Como se não bastasse, a tecnologia substitui o contato familiar; as conversas ao redor da mesa de almoço ou jantar no tempo de nossos pais e avós foram substituídas pela convivência com a TV, tablets e celulares, mesmo à mesa (ou fora dela). Laços de afeto se tornam laços de convivência fortuita, pela manhã ou à noite, quando muito.
E quando a TV exibe bons seriados mostrando as relações familiares do passado, a geração líquida (segundo Bauman) tem reações as mais diversas, desde a rejeição imediata até o estranhamento total.

O grande desafio para a família está no estabelecimento de prioridades no campo da educação e da convivência. A educação espírita traz novos conceitos a uma sociedade farta de novidades de ponta mas que não supre as suas necessidades de afeto, convivência fraterna e de altruísmo. Por isso, ajudar um refugiado de um país distante se torna um desafio inamovível. Se somos estrangeiros em nosso próprio núcleo familiar, o que se dirá a família do “outro”, o desconhecido, o estranho, o rejeitado. 
Tenhamos em mente a fraternidade legítima pregada por Jesus de Nazaré e desenvolvida pelo Espiritismo, estudado, sentido e vivido. E certamente o mundo mudará para melhor. 

Sonia Theodoro da Silva, Filósofa
São Paulo, Brasil.