FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Confiança na Vida




VEJA O SITE www.filosofiaespirita.org e os 7 BLOGS do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas.   
A palavra confiança em português origina-se do latim CONFIDENTIA, de CONFIDERE, “acreditar plenamente, com firmeza”, formada por COM, intensificativo, mais FIDERE, “acreditar, crer”, que deriva de FIDES, “fé”. Igual etimologia encontramos no inglês, CONFIDENCE, também proveniente do latim; em francês, CONFIANCE; em italiano, FIDUCIA, de FIDERE, mesma tradução acima; em espanhol CONFIANZA e assim por diante. Podemos entender desta forma que o vocábulo nos remete à postura universal de certeza, convicção, firmeza, força, segurança, e mais, esperança, fé, otimismo, e ainda, ânimo e resistência. Sem dúvida alguma que as palavras tem influência em nossas vidas e servem como estímulo ao nosso comportamento diante das adversidades.

Contudo, as palavras e os estímulos por elas suscitadas não devem ser tomadas apenas como pílulas de otimismo, como se fossem medicamentos milagrosos que nos colocam frente à solução de nossos problemas. Palavras são o resultado das elaborações do pensamento e, como tal, devem exprimir os bons sentimentos que trazemos conosco. Quando dizemos isso, não estamos afirmando que a autoajuda seria eficaz como terapêutica imediata, pois, como tal, só faz analgesia, não curando as enfermidades da alma.

No documentário Philosophy: A Guide to Happiness, oriundo de seu livro  As consolações da Filosofia, o filósofo suíço Alain de Botton destaca seis grandes pensadores sobre temas importantes do nosso cotidiano, e destacamos Sócrates com a autoconfiança: “Sócrates caminhava pelo mercado abordando as pessoas e questionando sobre o sentido da vida, de uma maneira muito interessante, mas também muito irritante. Se você pede explicações sobre as crenças das pessoas, elas muitas vezes reagem agressivamente. Sócrates não tinha essas inibições. Ele preferia ser considerado contundente, a permitir que seus compatriotas seguissem levando a vida sem pensar. Sua intenção era fazer todos reavaliarem suas crenças, acreditava que todos tinham o dever de refletir sobre suas vidas, e que todos nós temos capacidade para fazê-lo.”

Sócrates pagou alto preço por ajudar as pessoas a pensarem, a avaliarem a inconsistência de suas existências, e a incentivar a mudarem os seus pobres objetivos (quando os tinham), pobres porque focados apenas no aqui agora.

A confiança surge justamente quando sabemos, por dedução filosófica, quem somos, o que estamos fazendo por aqui e aonde iremos. Quando aprofundamos essas deduções com o auxílio da Filosofia Espírita, esse universo se expande. Não somos apenas cidadãos de um país, somos cidadãos do Universo. Nossas vidas não se restringem ao momento presente; descobrimos que somos herdeiros de conquistas do passado reencarnatório a caminho de um futuro pleno de promessas realizáveis; aprendemos que tudo passa, no dizer do Espírito Emmanuel (até as oportunidades perdidas). Por isso, sabemos que dramas pessoais têm a sua duração e que as realizações, por sua vez, devem se expandir no sentido de caminharmos com absoluta tranquilidade moral.

Transitamos hoje num mundo pleno de conflitos a reproduzirem psicopatologias individuais. Claro que é difícil confiar nesta construção, contudo, temos a eternidade à nossa frente e o momento atual para construí-lo da melhor forma possível, com a certeza de podermos contar com o estímulo e o amparo dos Espíritos que nos amam.

Sonia Theodoro da Silva
Bacharelanda em Filosofia

Publicado em SPS Journal, Inglaterra – on line em inglês, francês, alemão, português, italiano, espanhol, russo.