FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

domingo, 31 de março de 2013

Subsídios para aula sobre LINGUAGEM e LINGUAGEM E RESPONSABILIDADE


No primeiro clipe do  The Queen, você ouvirá uma música que faz parte da trilha sonora do filme Highlander (segundo uma lenda escocesa, nas Terras Altas daquele país vivem os imortais - o personagem principal é um deles). A música chama-se Who wants to live forever?  A letra com tradução está logo abaixo do vídeo.
Analise letra e vídeo e diga qual a sua compreensão acerca da mensagem transmitida. A música é apenas repertório de um conjunto de rock? Ou quer dizer algo mais? como você interpreta linguagem e mensagem?

Who Wants To Live Forever - Quem quer viver pra sempre

There's no time for us – Não existe tempo para nós
There's no place for us – Não há lugar para nós
What is this thing that builds our dreams – O que é isso que constrói os nossos sonhos
And slips away from us? – E acaba fugindo de nós?

Who wants to live forever? Quem quer viver para sempre?
Who wants to live forever?

There's no chance for us – Não há chance para nós
It's all decided for us – Está tudo decidido para nós
This world has only one sweet moment – Neste mundo haverá somente um doce momento
Set aside for us – reservado para nós

Who wants to live forever? Quem quer viver para sempre?
Who wants to live forever?

Who dares to love forever?  Quem ousa amar para sempre?

When love must die? Quando o amor tem que morrer?  

Oh! Touch my tears with your lips – Oh, toque minhas lágrimas com seus lábios
Touch my world with your fingertips – toque meu mundo com a ponta de seus dedos
And we can have forever – E nós poderemos ter para sempre
And we can love forever – E nós poderemos amar para sempre
Forever is our today – Para  sempre é o nosso hoje

Who wants to live forever?
Who wants to live forever?
Forever is our today
Who waits forever anyway? Quem espera para sempre afinal ? 

A LENDA DO PIANISTA DO MAR

Esta cena do filme acima, interpretada por Tim Roth, é de extrema sensibilidade; analise e responda: 
é possível, nos dias atuais, comunicar-se através da linguagem que a cena demonstra? Como você a entendeu? 

A  GAROTA QUE CALOU O MUNDO POR 6 MINUTOS - ECO-92 (RIO DE JANEIRO)

  A menina Severn Cullis-Suzuki apresentou-se na ECO-92 - ouça a sua mensagem e analise a linguagem, a comunicação, as reações provocadas e a sua própria postura diante dos adultos.

COMO VOCÊ, ESPÍRITA,  ANALISA ESSES VÍDEOS, E CONFORME AS INDICAÇÕES CONTIDAS NOS CAPÍTULOS DOS LIVROS INDICADOS PARA O NOSSO ESPAÇO INTERATIVO?    

(NOS LINKS ABAIXO VOCÊ PODERÁ LER A  ENTREVISTA DE SEVERN, NA RIO+20, OCORRIDA EM JUNHO DE 2012 E UM VÍDEO NO MESMO EVENTO ONDE ELA RELATA AS SUAS PREOCUPAÇÕES COM A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA:
http://www.mundosustentavel.com.br/2012/06/severn-cullis-suzuki-voz-que-calou-o-mundo-ha-20-anos-volta-ao-brasil/

http://www.youtube.com/watch?v=cwNICantjJo )

BONS ESTUDOS, BOAS ANÁLISES E  ATÉ A NOSSA AULA !