FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

ABRAHAM LINCOLN, VICTOR HUGO E A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO


Os filmes “Lincoln”, parte da biografia do famoso presidente e “Os Miseráveis”, musical extraído do romance best-seller de Victor Hugo retratam momentos históricos de grande importância para as nações envolvidas: Estados Unidos e França. Ambos concorrem ao Oscar 2013 e a outros diversos prêmios que antecedem ao primeiro, porém, é evidente que estão atraindo multidões ao cinema; sem nos prendermos aos comentários dos críticos especializados vamos direto ao ponto: Abraham Lincoln, que viveu entre 1809 e 1865, portanto contemporâneo de Allan Kardec, e do próprio Victor Hugo (1802 – 1885), igualmente contemporâneo ao lançamento de O Livro dos Espíritos (1857) e, sem dúvida alguma também deve ter tomado conhecimento dos fenômenos que ocorreram em Hydesville (1848), era médium.

Os fenômenos que ocorriam consigo davam-lhe a certeza de que “acreditava-se o instrumento de uma Inteligência situada para além de sua compreensão pessoal. Por esse motivo nunca se perturbou e caminhou com serenidade e tristeza para o seu sacrifício final, sem nenhuma preocupação em ocultar as suas tendências para a pesquisa psíquica, suas premonições, sonhos, visões, suas experiências em sessões de mediunismo, seus diálogos com os desencarnados e sua – até certo ponto discômoda – faculdade de intuitivo.” (Rodrigues, 1967).

O livro de Nettie Colburn Maynard, “Was Abraham Lincoln a Spiritualist?” foi traduzido pelo escritor brasileiro Wallace L. Rodrigues e é um manancial de revelações acerca da vida do Presidente norte-americano, que, em meio a dramas pessoais, ao enfrentamento de uma guerra civil que priorizava a separação dos Estados do sul e do norte, com a morte, ao final, de quase 40.000 soldados, além de outros tantos civis (veja-se “A Guerra Civil Americana”, excelente documentário exibido pela TV Univesp) e que tinha como motivo a escravidão nefanda dos negros nas fazendas sulinas, ainda teve forças para enfrentar a luta política por sua libertação, através da Emenda Constitucional No. 13. A emenda nº 13 é de 1865 e determinou a abolição da escravidão. A emenda nº 15 é de 1870 e estendeu o direito de voto para ex-escravos (leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/10282/direito-comparado#ixzz2KWP37IEf ), portanto, de nada adiantando os protestos, as conspirações e as razões que levaram ao assassinato do presidente.

Mas, infelizmente, o que o filme não relata – nem sequer cita – é o fato de que Lincoln realmente realizava sessões mediúnicas na Casa Branca, onde buscava, junto aos Espíritos, aconselhar-se quanto aos destinos do país que jurara manter unido e em Paz. Após a sua morte (por ele prevista em sonho), sua esposa continuou os contatos com os Espíritos, sendo fotografada por um precursor da fotografia espírita de nome Mumler, com o Espírito do marido ao seu lado, sendo que o próprio fotógrafo desconhecia a identidade da sra. Lincoln.

O livro de Maynard, traduzido sob o título “Sessões Espíritas na Casa Branca” e que também traz os testemunhos verbais e documentais de contemporâneos e pesquisadores da época e posteriores, são um atestado cabal da interferência dos Espíritos Superiores – interferência necessária à época – para que a grande nação não sucumbisse ante o ódio sectarista que sempre ameaçou os seus alicerces, e que se estende até os dias atuais.


Victor Hugo dispensa apresentações. Sua personalidade poderia ser definida hoje como pacifista e ativista de direitos humanos, da defesa dos oprimidos, e da liberdade democrática – a legítima e tão distante liberdade democrática em nossos dias. Defensor da abolição da pena de morte em seu país, traça em “Os Miseráveis” vários aspectos de seu tempo: a miséria moral e material reinante nas camadas sociais mais desprovidas e abandonadas pelos governos e assistência social praticamente limitada e quase inexistente, a crueldade reinante nas instituições penais (Veja-se “VIGIAR E PUNIR”, de Michel Foucault), bem como nas demais instituições, sem mencionar a sua inadequação, o que levava o prof. Rivail, futuro Allan Kardec, seu contemporâneo, a buscar alternativas na Educação, e o extremo preconceito contra a mulher.

Victor Hugo, durante o seu exílio (veja-se a sua biografia no site http://www.filosofiaespirita.org/site/?p=281 ) dá início às sessões mediúnicas onde recebia os mais eminentes Espíritos da história humana, e que estão em parte relatados no livro de Eduardo Carvalho Monteiro, “Victor Hugo e seus Fantasmas”, bem como de Humberto Mariotti , “Victor Hugo Espírita”. Sem contar as inúmeras comunicações pós-morte ocorridas através da psicografia das médiuns Zilda Gama, Yvonne do Amaral Pereira e do médium Divaldo Franco, hoje todas elas compondo o acêrvo das obras mediúnicas espíritas.

A única possibilidade de se captar o lado “transgressor” de Hugo, é na cena final do filme que mencionamos há pouco, quando do momento da morte do personagem Jean Valjean, a presença do Espírito Fantine vem lhe dar a certeza de que ele cumprira a sua missão de vida, ao dar à sua filha, Cosette, toda a dedicação de um verdadeiro pai.

Infelizmente, o materialismo ainda credita a comunicação dos Espíritos à superstição e à fantasia.
Triste “conspiração silenciosa” que dificulta, entrava, retarda, estende a ignorância e o sofrimento às suas milhares de vítimas, no mundo inteiro.

Sonia Theodoro da Silva

LEIA, ESTUDE E MEDITE A CODIFICAÇÃO ESPÍRITA !

VISITE O NOVO PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS www.filosofiaespirita.org  E DEIXE A SUA MENSAGEM !