FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

20ª. AULA - Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo(1)


SÓCRATES
Objetivos Específicos
Cuidar do auto-aperfeiçoamento através do conhecimento de si mesmo: procurar ser cada vez melhor mediante o esforço necessário. (Apologia – Sócrates).
Esclarecer que a Filosofia Espírita, quando compreendida em espírito e verdade, permeia toda a nossa visão de vida, alarga-nos horizontes, muda a maneira de encararmos o circunstancial, desloca-nos do senso comum porque nos faz enxergar além dele. Enfatizar que Sócrates e Platão participaram da falange do Espírito da Verdade. Quando encarnados nestas personalidades, lançaram as primeiras sementes para o desenvolvimento da razão em bases morais, ao mesmo tempo que revelando a realidade da existência espiritual com a linguagem e os recursos da época. O pensamento socratiano conduz esta aula, com os fundamentos primeiros do conceito que, posteriormente, embasarão a moral. Como seu fundador, sinaliza, dentro da própria Codificação, com esta abordagem, que permeia toda a obra espírita.
Destacar as características humanistas e éticas presentes nesta aula, estabelecendo as ligações profundas com a Filosofia Espírita.
Definir as fases do conhecimento desenvolvido por Sócrates: ironia, maiêutica, conceito.(STS)
O Oráculo pôs Sócrates no caminho de sua vocação: ensinou a verdade aos homens. (...), buscou incitá-los a se preocuparem antes de tudo com os interesses da própria alma, procurando adquirir a sabedoria e a virtude.(JHP)