FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

18ª. Aula - Filosofia Antiga (SÉC. VI A IV A.C.) / As Causas Primárias


Objetivos Específicos
Continuação do processo mencionado nos Objetivos Específicos da 17ª Aula.
Propiciar uma abertura às conotações científicas em direta conexão com as teorias dos mais renomados cientistas da atualidade. Demonstrar que a dialética espírita é completa nesta aula: ciência que investiga, filosofia que perquire e religiosidade que faz transcender o saber à ética do Amor.(STS)

Filosofia Antiga (séc. VI a.C a IV a.C.)
Filósofos
Pitágoras de Samos (580 – 500 a.C.) – Escola Itálica
Anaxágoras de Clazômenas (500 – 428 a.C.) – Escola Pluralista
Lêucipo de Mileto (ou de Eléia) (460 - ?) – Escola Atomista
Demócrito de Abdera (460 – 400 a.C.) – Escola Atomista.

“As coisas visíveis são uma espiral sobre o invisível.” (Demócrito e Heráclito)
As Causas Primárias
O homem, o Espírito vai desenvolvendo sua perfectibilidade pelo cultivo de suas faculdades, que lhe cumpre cultivar, até que chegue ao derradeiro degrau de sua ascensão, em que despontarão as derradeiras faculdades que serão as de conhecer os mais elevados segredos da criação, os quais lhe foram, em sua longa série de existências, mistérios incompreensíveis.