FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

terça-feira, 17 de maio de 2011

14ª. Aula - A Filosofia Antiga (O conjunto da Filosofia; formação da Filosofia na Grécia)


Objetivos Específicos
Esta aula visa propiciar condições para a compreensão das contribuições culturais dos povos da antiguidade nos campos da ciência, da arte e principalmente no modo de analisar o pensamento de cada filósofo. Trabalhar conjuntamente a primeira perquirição racional-existencial, portanto filosófica, das origens do Universo, que acabaram por encaminhar o ser humano à sua plena identificação com a realidade que o cerca. (STS)
Os povos da antiguidade – os egípcios, os hindus, os persas, os babilônios, etc., trouxeram grandes contribuições culturais para o patrimônio da humanidade. Já no século V a.C. a Grécia atingia o seu apogeu cultural. Durante este período surgiram nos campos da arte e da ciência, vultos extraordinários. Também floresceu na Grécia o interesse pela existência do mundo e pelo princípio das coisas. Tal interesse deu origem às reflexões filosóficas. As reflexões gregas são de profundo valor, pois inauguram os mais importantes temas debatidos pelos pensadores na história da Filosofia.(Padovani & Castagnola)
A história da Filosofia é essencialmente, a história do pensamento humano, dedicado a perscrutar os problemas do ser no decurso do tempo elaborando o conhecimento que satisfaz o anseio de saber, e põe soluções compatíveis com a possibilidade das épocas, e da capacidade intelectiva do homem, na imensa problemática existencial.(SM)