Características
Várias são as correntes filosóficas cuja marca em comum não são os pressupostos e as conclusões (que são diferentes), mas o instrumento de que se valem: a análise da existência.
REFLEXÃO
(Sonia Theodoro da Silva)
O Existencialismo afirma que o homem é uma realidade finita, que existe a age por sua própria conta e risco. Retrato da atual crise existencial vigente não só no Ocidente, mas que avassala as consciências comprometidas dos homens, teve seu início com o pessimismo de Schopenhauer, a angústia de Kierkegaard, tomando de assalto a Nietzsche, Sartre e todo o movimento filosófico ocidental. Traçou em seu perfil o Niilismo, a nadificação, conduziu a sistemas econômicos que levaram ao consumismo exarcebado, à projeção animista da Natureza, esgotada em sua função de geradora da vida e abrigo do Princípio Inteligente.
Fatalmente enganados por suas próprias análises vários pensadores desse movimento foram levados ao suicídio, resultante da profunda insatisfação pela Vida e exaltação do vazio existencial. Contrapondo-se a esta linha de pensamento, temos Jaspers e Marcel.
Mais recentemente, Luc Ferry, ex-ministro da Educação da França, defensor do Humanismo Secular, “visão de mundo que se contrapõe à religião, por conta de seu compromisso com o uso da razão crítica, em vez da fé, na busca de respostas para as questões humanas mais importantes (APRENDER A VIVER, 2006)”, e outros analistas críticos como Michel Foucault e André Comte-Sponville.
Diante de tais ideias, a Filosofia Espírita teria
pontos de convergência? Certamente, pois o homem que busca a si mesmo também realiza-se na linha da existência nesta dimensão onde se encontra reencarnado, através da análise que envolve os grandes dilemas humanos nos quais está envolvido, bem como através do estudo, do trabalho, da convivência com outros seres humanos, das suas dores, aflições, dos impedimentos e das realizações.
Lembremo-nos, antes de mais nada, de que o livro
O Céu e o Inferno (KARDEC, 1865) antecipou esse Movimento. Allan Kardec traça, com mestria, a linha de conduta para o enfrentamento dessas questões, tão dolorosas por si mesmas, mas infinitamente justas, pois são provenientes de nosso passado obscuro, contudo, conducentes ao encontro de nossa real identidade. Quando isto ocorre, sem dúvida nenhuma estamos a caminho de nossa mais nobre destinação: a de seres regenerados pela mais pura e lúcida consciência de nossa real natureza, a de seres imortais em contínua evolução.
Jesus de Nazaré já trouxera toda essa bagagem de conhecimentos consigo, e que se expressava através de sua vida e de suas lições à humanidade tão carente de conhecimentos e objetivos. Jamais um Espírito de tal envergadura moral transitou entre nós com o propósito de nos estimular ao desenvovimento do senso moral em sua mais nobre manifestação.
Este
PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, ora concretizado em três módulos de abordagem, pretende levar-nos a nós, educandos da Vida, ao
encontro: com Jesus através da Sua Filosofia de Luz, à sua mais pura vivência de amor Universal em suas diversas modalidades.
Que o Projeto Estudos Filosóficos Espíritas tenha, internauta amigo, contribuído, com as aulas presenciais e online em suas informações objetivas, ao seu crescimento interior.
Continuaremos postando comentários sobre as aulas,e TAMBÉM NO BLOG: http://filosofandocotidiano.blogspot.com,A FILOSOFIA ESPÍRITA APLICADA.
A nossa equipe, formada pelos professores Alexandre e Victor e eu, Sonia, agradecemos o seu carinho e atenção e o (a)
convidamos a participar de nossa aula inaugural PARA 2011, no próximo dia 27 de novembro de 2010, às 15:30 horas, nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, casa na qual colaboramos em diversas áreas, há bastante tempo.
VENHA NOS CONHECER E INTEGRE-SE NOS ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS ! ! !