FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

domingo, 24 de março de 2013

SOBRE A SEMANA SANTA E JESUS DE NAZARÉ

João Evangelista 

"NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE: DE DAR ALGUÉM A VIDA PELOS SEUS AMIGOS"-  JESUS (João, 15:13)
Nesta semana o mundo cristão celebra a ressurreição do Cristo após o seu flagício e morte; nós, espíritas, somos convidados a refletir sobre a Vida e os testemunhos de Jesus de Nazaré, e o seu maior ensinamento : a morte não existe! Ele volta da morte, dos sofrimentos, das incompreensões, do abandono dos próprios discípulos e beneficiados, da condenação injusta e pérfida dos poderes de seu tempo, dos conluios e conchavos que fazem parte do tempo de duração da pequenez espiritual humana.

Ele volta por diversas vezes a atestar junto aos seus que não morrera, apenas passara para outras dimensões da Existência. Muito tempo depois, o Seu maior retorno se dá sob o pseudônimo de Espírito da Verdade, cumprindo o próprio compromisso acerca do Parácleto (João 14, 15 a 17 e 26)  coordenando o imenso trabalho das falanges do Bem, e consubstanciado na dedicação de um professor que também adota um pseudônimo: Allan Kardec.

Maravilhoso exemplo de impessoalidade entre Mestre e discípulo, diante das Verdades Eternas.
Sigamo-los e jamais erraremos.

_____________Sobre o Vídeo "Música Sacra - Palestrina, o príncipe da Música" (v. abaixo)______________

A Renascença, período que estaremos estudando a partir da 27a. Aula,  é considerado, não só pela Cultura universal, mas igualmente pelos Espíritos Superiores, o renascimento das Artes, da Filosofia, das Ciências,  da beleza estética, porque fruto do reencarne de Espíritos que pontuaram a Grécia Clássica.

Nesse vídeo sobre Música Sacra da BBC inglesa, o compositor mencionado aperfeiçoou o canto polifonico (do grego polifonia, muitos sons), utilizado nas cerimônias religiosas das grandes basílicas e catedrais de Roma. Palestrina renasce com o dom musical de entrelaçar vozes em melodias espirituais de grande enlêvo e paz. Ouçam as explicações dos mestres e especialistas neste gênero de música que, segundo os musicoterapeutas, juntamente com as músicas do período sequente, o Barroco, são  profundamente equilibrantes, levando harmonia e bem estar a quem ouve e se encanta, além de estimular à prece e à meditação.