FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO
Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...
Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...
Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:
“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).
O Título ©Projeto
Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;
4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.
Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
sexta-feira, 13 de abril de 2012
A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO ANENCEFÁLICO
Veja o artigo abaixo na íntegra em http://filosofandocotidiano.blogspot.com
(...)
NUNCA FOI TÃO NECESSÁRIA A EXATA, CORRETA e JUSTA DIVULGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A FILOSOFIA ESPÍRITA, quanto agora.
(...)
O Espiritismo, como corpo de Doutrina, não polemiza – jamais confronta opiniões, pois seus princípios não se baseiam nelas, e sim numa grandiosa síntese conceptual com base no Conhecimento lógico, pesquisado, comprovável e verdadeiro. Nunca afetaria as decisões humanas, confrontando-as, dado o seu aspecto eminentemente educativo.
O conhecimento da reencarnação como lei biológica, comprovável pelas pesquisas de eminentes médicos espíritas e espiritualistas principalmente na área da Psiquiatria, com pesquisas monografadas em Universidades conceituadas nos EUA e Europa, as pesquisas das chamadas EQM-Experiências de Quase Morte, no Brasil e EUA, praticamente ignoradas pela grande imprensa ou por ela minimamente abordadas poderia ter sido um forte argumento para a abertura de um fórum de discussões sobre a vida, e os princípios que a norteiam.
(...)
A responsabilidade por tais atos de agressão recairá à consciência individual. É uma estranha forma de evoluir... porém, a dor e o sofrimento intensos causados pela herança das guerras mundiais do século XX, o repúdio à igualdade de direitos, a liberdade inconsequente, o preconceito arrasador, o egoísmo feroz representaram e representam livre e expontânea adesão de todos os envolvidos. Triste herança que colhemos até os nossos dias. E o futuro ? Como será ?
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec; O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis; O Livro dos Espíritos, Apresentação: “Espíritismo, 3ª. Síntese Conceptual”, JHPires, Ed. LAKE, 1957.
Fontes Internet/TV
http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com ; www.br.msn.com (reportagens de 11, 12 de abril); TV Justiça, canal 64.
Foto:
Paciente Samuel A. Armas, nos braços do pai, com alguns meses de vida.
Artigo na íntegra: www.feal.com.br/colunistas Sonia Theodoro da Silva.