FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

terça-feira, 28 de junho de 2011

FILOSOFANDO O COTIDIANO: AULA ESPECIAL


FILOSOFANDO O COTIDIANO
1) Análise e discussão do trabalho coletado em classe, e que estará sendo postado no blog Filosofando o Cotidiano;
2) Com base no tema da 15a. Aula (A Filosofia do Espírito), estaremos refletindo sobre o significado da Filosofia Espírita em nossas vidas (livro-base: Introdução à Filosofia Espírita, JHPires, Cap. VII, Cosmossociologia Espírita); pesquise também em O Evangelho Segundo o Espiritismo e extraia um tema que reflita o espírito desta aula; DVD sugerido: "O Espiritismo - de Kardec aos dias de Hoje" (produção FEB), constante da Biblioteca do CENL;Conclusões.
3) Apresentação do programa para o segundo semestre.

terça-feira, 21 de junho de 2011

19ª. Aula-Filosofia Antiga (séc. VI a.C a IV a.C.) Período Pré-Socrático (séc. VI e V a.C.)


Parmênides
Objetivos Específicos
Aprofundar os seguintes conceitos: antes de Parmênides (considerado o “Pai da Metafísica”, o primeiro metafísico do pensamento ocidental), a especulação grega pela origem das coisas havia sido cosmológica, física; agora, passa a ser metafísica, ontológica, ou seja, o problema do princípio primeiro e da substância está no plano ontológico.
Sofistas: inícios do momento antropológico o homem social (“educar os homens” é o lema de Protágoras, o “Pai do Humanismo” e “Pai do Relativismo”) antecedendo ao período socrático com o homem moral, ético, como preparo para o advento de Jesus.(STS)

Filósofos
Parmênides de Eléia (530 – 444 a.C.) – Escola Eleática
Protágoras de Abdera (480 – 410 a.C.) - Sofista

“Não julgues a doutrina do ser com base em sensação, mas sim, com base na lógica racional.” (Parmênides).

Princípios Constitutivos do Universo: Deus, Espírito e Matéria

A gênese espírita, pautada nos três princípios constitutivos do Universo: Deus, Espírito e Matéria, em vez de ser limitada à Terra, abrange a imensidade infinita; em vez de fixar um prazo para a criação, prolonga-o por toda a Eternidade.

CONSULTAR: LIVRO TEMA DO ESPAÇO INTERATIVO, PARA CONCLUSÕES ÉTICO-MORAIS DESTA AULA.

VEJA: http://filosofandocotidiano.blogspot.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

18ª. Aula - Filosofia Antiga (SÉC. VI A IV A.C.) / As Causas Primárias


Objetivos Específicos
Continuação do processo mencionado nos Objetivos Específicos da 17ª Aula.
Propiciar uma abertura às conotações científicas em direta conexão com as teorias dos mais renomados cientistas da atualidade. Demonstrar que a dialética espírita é completa nesta aula: ciência que investiga, filosofia que perquire e religiosidade que faz transcender o saber à ética do Amor.(STS)

Filosofia Antiga (séc. VI a.C a IV a.C.)
Filósofos
Pitágoras de Samos (580 – 500 a.C.) – Escola Itálica
Anaxágoras de Clazômenas (500 – 428 a.C.) – Escola Pluralista
Lêucipo de Mileto (ou de Eléia) (460 - ?) – Escola Atomista
Demócrito de Abdera (460 – 400 a.C.) – Escola Atomista.

“As coisas visíveis são uma espiral sobre o invisível.” (Demócrito e Heráclito)
As Causas Primárias
O homem, o Espírito vai desenvolvendo sua perfectibilidade pelo cultivo de suas faculdades, que lhe cumpre cultivar, até que chegue ao derradeiro degrau de sua ascensão, em que despontarão as derradeiras faculdades que serão as de conhecer os mais elevados segredos da criação, os quais lhe foram, em sua longa série de existências, mistérios incompreensíveis.

terça-feira, 7 de junho de 2011

17ª. Aula - Filosofia Antiga (Séc. VI a.C a IV a.C.) Período Pré-socrático(VI e V a.C.) - Período Cosmológico ou Naturalista


Objetivos Específicos
Despertar o desejo de estudar e compreender o processo de encadeamento histórico-filosófico na busca das origens das coisas. Esclarecer que esse processo investigativo dos primeiros filósofos assemelha-se ao trabalho investigativo realizado por Allan Kardec.(STS)
Filósofos
Tales de Mileto (640 – 550 a.C.)
Anaximandro de Mileto (611 – 546 a.C.)
Anaxímenes de Mileto (588 – 524 a.C.)
Heráclito de Éfeso (540 – 475 a.C.)

“A filosofia não se dirige diretamente ao mundo, mas chega a ele por meio da indagação da alma.”(Heráclito).

Elementos Gerais do Universo - conhecimento do princípio das coisas
Deus criou, cria e criará, eternamente, os mundos que povoam os espaços e os seres que povoam os mundos. No entanto, para isso, não fez mais do que lançar por toda a parte a semente dos corpos: a matéria cósmica. É dessa matéria, condensada segundo as eternas leis do Criador, que se segmentam, constantemente, os novos corpos celestes, que mais tarde, por sua evolução, tornam-se aptos para a habitação humana. (AK)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

16ª. Aula - Filosofia: O homem a caminho da Verdade; Filosofia Espírita: a superação do sensível


Objetivos Específicos
Demonstrar que o conhecimento vem sendo construído/desenvolvido ao longo dos milhares de anos de evolução. O ser, agente desse processo, tem criado instrumentos de acesso perceptíveis ao mundo sensível platônico, no qual vivemos e no qual estamos imersos de corpo e alma. O mundo inteligível, contudo, permanece restrito aos desprovidos de idéias pré-concebidas, míticas, místicas ou “pré-conceituosas”: este último vocábulo, adaptado para o nosso entendimento, como idéias conceituadas previamente à percepção e consequente análise, tal como o processo socrático de construção perceptiva no-lo demonstra. (STS)

Filosofia: o homem a caminho da Verdade
A filosofia concebida de modo tradicional lida com as três grandes questões: o que existe? Como sabemos ? O que vamos fazer a respeito disso? As respostas fazem com que nos envolvamos com a metafísica, que é o estudo da natureza da realidade; a epistemologia, que é o estudo das condições necessárias para se conhecer algo; e a ética, uma tentativa de dizer o que é viver uma vida moralmente boa.

Filosofia Espírita: A superação do sensível
Preocupa-se com a fundamentação de um novo modo de pensar, o espírita, sustentado pelo desenvolvimento de sua Filosofia, que abre perspectivas para a compreensão do real, como ele se apresenta, porém apontando para uma realidade subjacente, a realidade do Espírito imortal, que amplia sobremaneira as dimensões do saber.

ATENTAR PARA AS CONCLUSÕES A SEREM DISCUTIDAS A PARTIR DO LIVRO INDICADO PARA O ESPAÇO INTERATIVO ! BOAS PESQUISAS !!!