FILOSOFIA ESPÍRITA, ENCANTAMENTO E CAMINHO

"JARDIN" - Claude Monet

BEM-VINDO (A) !
Síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real, sua Ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito à sua auto-descoberta; sua Filosofia o conduz à reflexão profunda; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe a natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.

Quando assim compreendida, permeia visões de Vida, amplia horizontes, eleva sentimentos, faz fluir, como as ondas suaves de um rio, as virtudes latentes e desconhecidas de seu mundo interior...


Por sua vez, a Música, como parte da Arte que reflete a busca pela própria transcendência balsamiza, inspira, eleva, encaminha à serenidade, à reflexão...


Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001) - CONSULTE O RODAPÉ DESTE BLOG:

“Seria fazer uma ideia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais (...). Sua força está na sua Filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom-senso.” (Concl.VI - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)."O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de Filosofia e Moral que delas decorrem e o das aplicações desses princípios.” (Concl. VII - O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).


O Título ©Projeto

Estudos Filosóficos Espíritas foi cuidadosamente refletido, tendo em vista que: 1) Deve refletir a natureza da obra espírita, eminentemente filosófica; 2) Deve refletir a natureza do curso; 3) Estudos Filosóficos é também o nome da vasta obra filosófico-espírita de Bezerra de Menezes, e constante da Bibliografia de apoio do deste projeto, com o qual pretende-se homenagear, reverenciando-lhe o trabalho ainda intenso de sustentação a causa espírita no Brasil, nas dimensões espirituais, juntamente com Espíritos da estirpe de Léon Denis, hoje liderando a Falange da Latinidade que igualmente traça diretrizes para a disseminação das ideias espíritas à humanidade;

4) Iluminando o Evangelho de Jesus com as luzes do Conhecimento Espírita, passaremos a trazê-lO ao coração, ao pensamento, à razão, aos atos, às atitudes, vivenciando com pleno saber e plena aceitação os seus ensinos.

Tal é a finalidade do Espiritismo – formar caracteres com vistas ao mundo de Regeneração (vide KARDEC, Allan, Obras Póstumas, “As Aristocracias”, div.ed.), conforme predito nas palavras de Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI, O Consolador, div.ed.), corroboradas pela Codificação Espírita.

Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

quinta-feira, 4 de março de 2010

2a. AULA: FILOSOFIA E FILOSOFIA ESPÍRITA – PONTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES

O que é filosofia?
(Sonia Theodoro da Silva)
Qual é a origem da Filosofia? Qual o motivo que despertou e desperta no homem o desejo ou necessidade de pensar filosoficamente? E nesse filosofar, o que é que o homem busca e acha? Nossas reflexões nos dizem que tal impulso irreprimível faz parte integrante da natureza humana. (...) A origem da filosofia estaria no primeiro pensamento do primeiro homem que primeiro filosofou (...) Deus, que, ao criar o homem, o fez não de barro, mas, de pensamento, o fez, portanto, filósofo. São muitas as definições de Filosofia, mas a que subsiste como essencial é ainda a de Pitágoras: Amor da Sabedoria. (excertos de JHPires, constantes da Apostila-Programa Estudos Filosóficos Espíritas, fev.2008).

Luc Ferry, filósofo, ex-ministro da Educação na França, coloca essa definição dentro de um patamar de controvérsias, já que a maioria dos filósofos atuais ainda a discute sem conseguir chegar a um acordo. Dentre as definições encontradas, citemos: formação do espírito crítico e da autonomia, de um método de pensamento rigoroso, de uma arte da reflexão enraizada numa atitude de espanto, de questionamento (FERRY, L. 2006); é por seus métodos, mais que por seus temas, que a filosofia deve ser distinguida de outras artes ou ciências (AYER,A.J. 2008); filosofia é o estudo de problemas fundamentais, abstratos e muito gerais. Estes dizem respeito à natureza da existência, do conhecimento, da moralidade, da razão e do propósito humano (TEICHMAN, J.; EVANS, K.C.,2009). Ninguém tem certeza absoluta sobre o que é a filosofia (...), podendo ser concebida de modo tradicional, quando lida com as três Grandes Questões: O que existe? Como sabemos? O que vamos fazer a respeito disso? (...) Outros ainda acrescentam que a filosofia é bem mais definida por um método particular, dando razões para conclusões e trazendo clareza a elas; finalmente, alguns dizem que a filosofia consiste em um tipo de atitude ou modo de vida, com base em Sócrates (GARVEY, J.; STANGROOM. J. 2009).
Na Grécia socrática e pós-socrática a filosofia assumiu proporções abrangentes, quando pretendeu deslocar-se como método de apreensão da realidade. Na verdade, esse movimento já tivera lugar com os pré-socráticos e a sua busca pelo arkhé (origem) de todas as coisas.
A Filosofia Ocidental, ciência das ciências, indaga sobre as causas primeiras, preocupa-se com o ser das coisas e com as últimas finalidades; desta forma, para poder desenvolver-se, teve de separar-se da religião, já que esta última enfoca apenas a revelação divina. Suas indagações acerca de Deus, origem do universo, natureza do ser, quer fazer uso da razão, distanciada de qualquer interpretação mística ou mítica.

A Filosofia Espírita
Este livro (O Livro dos Espíritos) foi escrito por ordem e sob ditado dos Espíritos superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre dos prejuízos do espírito de sistema. (Prolegômenos/LE). Ao dizer que o Espiritismo era uma filosofia, Allan Kardec não estava excluindo seu caráter científico, muito pelo contrário. Além disso, como a ética ou moral é uma das áreas da filosofia, aquela designação também não excluía o aspecto moral do Espiritismo, que é a essência da chamada religião espírita. (CHIBENI, S.S. O Espiritismo em seu tríplice aspecto.)
A filosofia tem tudo a ganhar ao considerar seriamente os fatos do Espiritismo. Para começar, porque estes são a sanção solene de seu ensinamento moral e porque, por si mesmos, provarão aos mais endurecidos o alcance de sua conduta (...), o estudo aprofundado das consequências, que se deduzem da existência sensível da alma no estado não encarnado (...) o conhecimento da essência da alma, conduzirá a filosofia ao conhecimento da essência das coisas e de Deus. A filosofia é a busca por respostas, de sentido, de racionalidade, de entendimento das coisas e o Espiritismo, pela própria natureza das questões com que se ocupa, é filosofia.(PIRES, J.H., 1983)
Qual a originalidade filosófica do Espiritismo? Ele nasceu dentro da herança histórica do racionalismo francês (moldado no ocidente, desde a filosofia grega); admite a identidade do eu, como alma individual pesquisada post-mortem; admite a inteligibilidade do real; admite ainda a eficácia da ação humana como fator de evolução; assume a intuição, a possibilidade de acesso ao lado espiritual da vida, mas sob controle dessa razão histórica, objetiva. (INCONTRI, D. 2004).
Ou seja, o ser, como Espírito imortal, constrói, em sua interexistencialidade, a sua identidade espiritual, através de vidas sucessivas. A Filosofia Espírita, longe de ser contraditória, e por ser assistemática, assume o seu papel de síntese conceptual de todo o conhecimento desenvolvido, em bases seguras de razão e conducentes ao entendimento pleno das Leis Naturais, presença divina na criação. Mais do que isto, encaminha o ser à sua plena identidade com o Pai, fá-lo conhecer a própria religiosidade em espírito e Verdade, para que um dia, possa como Jesus dizer: Eu e o Pai somos um.

ESPAÇO INTERATIVO:
ESTAS SÃO AS PRIMEIRAS AULAS COMENTADAS DO CURSO DE FILOSOFIA ESPÍRITA DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS - EFE; COMO VOCÊ PODE VER, EXISTEM MUITOS PONTOS DE CONVERGÊNCIA SEGUNDO OS AUTORES ACIMA, ENTRE A FILOSOFIA DITA “TRADICIONAL” E A NOSSA QUERIDA FILOSOFIA ESPÍRITA. ENTÃO, VAMOS NOS APROFUNDAR PARA CONHECER QUAIS SÃO ESSES PONTOS DE CONVERGÊNCIA, MAS, ACIMA DE TUDO, PONTOS OU ASPECTOS QUE NÃO CONTRADIGAM OU COLOQUEM EM DÚVIDA OS PRINCÍPIOS NOS QUAIS A FILOSOFIA ESPÍRITA TEM SUAS BASES, SIMPLESMENTE, PORQUE SÃO PRINCÍPIOS UNIVERSAIS !
SEGUNDO LUC FERRY, O QUE É PREFERÍVEL EM FILOSOFIA É QUE SE REFLITA: “QUE SE PENSE NELA, SE POSSÍVEL, COM RIGOR E, POR VEZES, DE MODO CRÍTICO E INTERROGATIVO TAMBÉM.”
PORÉM, QUALQUER CIÊNCIA OU ATÉ O EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES TAMBÉM PODEM LEVAR À REFLEXÃO E À ARGUMENTAÇÃO. MAS A DIFERENÇA É QUE, EM FILOSOFIA, NÃO SE FAZ DIGRESSÕES EM TORNO DE LUGARES-COMUNS, OU SEJA, A FINALIDADE ÚLTIMA DA FILOSOFIA NÃO É APENAS PENSAR MÉTODOS DE VIDA PRÁTICA, OU COMO EU POSSO ESTAR BEM NESTA OU NAQUELA SITUAÇÃO, E AINDA, PORQUE EU ESTOU ENFRENTANDO TAIS E QUAIS DIFICULDADES NA MINHA EXISTÊNCIA, ETC.
QUANDO NÃO ENCONTRAMOS TAIS RESPOSTAS, A NOSSA TENDÊNCIA É ACHAR QUE A RELIGIÃO PODERÁ “CUIDAR” QUE A MINHA VIDA MELHORE, POR INTERCESSÃO DOS SEUS REPRESENTANTES NA TERRA OU AINDA POR SEGUIR ALGUNS CERIMONIAIS DE “CONTATO” COM O DIVINO. TANTO A FILOSOFIA, QUE “PENSA” PORQUE EXISTIMOS, E QUAL A FINALIDADE ÚLTIMA DA EXISTÊNCIA, A RELIGIÃO TAMBÉM O FAZ. PORÉM, EXISTEM CAMINHOS ANTAGÔNICOS QUE AMBAS PERCORREM, POIS SE A PRIMEIRA REFLETE OS ANSEIOS HUMANOS, A SEGUNDA PROJETA NO DIVINO A SOLUÇÃO DE TAIS PROBLEMAS SEM SOLUÇÃO ! ENTÃO, COMO FICAREMOS ?
BEM, NÃO HÁ SOLUÇÃO PRÁTICA PARA TAIS QUESTÕES ! O QUE HÁ SÃO CAMINHOS QUE NOS COMPETE PERCORRER PARA A BUSCA DE RESPOSTAS.
POR EXEMPLO, O SER HUMANO SEMPRE PERGUNTOU AS CAUSAS DE UM TERREMOTO. NA ANTIGUIDADE REMOTA, ATRIBUIA-SE À FÚRIA DOS DEUSES; MAIS À FRENTE, CASTIGO DIVINO POR MÁS AÇÕES QUE OS HOMENS PRATICAVAM; HOJE SABEMOS QUE HÁ ILHAS QUE FORMAM PAÍSES E ATÉ CONTINENTES, E QUE REPOUSAM SOBRE PLATAFORMAS, OU MUITO PRÓXIMOS A ELAS, QUE PERIODICAMENTE SE MOVIMENTAM. E PORQUE? PORQUE O NOSSO PLANETA NÃO É UM BLOCO COMPACTO, ELE É INCANDESCENTE NO CENTRO, FORMADO DE PLACAS QUE SE MOVEM MAIS Á SUPERFÍCIE, E É VIVO, POIS NELE HÁ MILHÕES E MILHÕES DE SERES DEPOSITADOS EM SUAS PROFUNDEZAS AQUÁTICAS E SOBRE ELE, E QUE CONVIVEM CONOSCO, SERES HUMANOS, QUE SOMOS APENAS MAIS UM ELO DESSA IMENSA CORRENTE, FORMANDO A TEIA DA VIDA, DIRIA FRITJOF CAPRA.
SOMOS SERES QUE EVOLUIRAM AO LONGO DOS MILÊNIOS, ARMAZENANDO NO INSCONSCIENTE AS DIVERSAS FASES DESSA EVOLUÇÃO – E MAIS; REGISTRANDO EM NOSSO PERISPÍRITO AS FASES INORGÂNICAS E ORGÂNICAS DESSE PROCESSO; PORÉM, A NOSSA VISÃO AINDA NÃO REGISTRA DE FORMA EFETIVA ESSE PROCESSO NATURAL. NO FUNDO, NO FUNDO, BUSCAMOS RESPONDER A TAIS FENÔMENOS DEFININDO-OS COMO “TRAGÉDIAS”, COMO “CASTIGO DIVINO”, OU COMO “RESGATE OU EXPIAÇÃO”. NO FUNDO, NO FUNDO, TRATA-SE DO MESMO CONCEITO, COM PALAVRAS DIFERENTES.
ENTÃO, VAMOS FILOSOFAR “ESPIRITAMENTE FALANDO”: NA QUESTÃO DE No. 920 DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, KARDEC QUER SABER SE É POSSÍVEL AO SER HUMANO USUFRUIR DE UMA FELICIDADE PLENA NA TERRA.ARISTÓTELES JÁ SE PREOCUPAVA EM OFERECER ORIENTAÇÃO PRÁTICA SOBRE COMO SER FELIZ. VAMOS PESQUISAR ? PODE COMEÇAR.
MAS VEJA QUE A FILOSOFIA ESPÍRITA JAMAIS OFERECERÁ CAMINHOS DE “AUTO-AJUDA”, MAS, SIM, CAMINHOS SEGUROS E PERFEITOS PARA QUE O SER HUMANO, ENCONTRANDO-SE CONSIGO MESMO, POSSA AMAR-SE, E COM ISSO, RESPEITAR A VIDA NO ENTORNO – INCLUSIVE O SEU SEMELHANTE ! ! E ENTÃO, AGRADECERÁ A DEUS, POR TUDO O QUE POSSA CONDUZI-LO A ESTA FELICIDADE, CONCRETA, SEGURA E PLENA. (STS)